domingo, 23 de maio de 2010

CARICOM

A Caribbean Community (CARICOM) é um bloco formado por ex-colônias que viram a necessidade de se integrar para se inserir no mercado mundial, já que a condição de ex-colônia restringia o desenvolvimento destes países. Em 1973 foi criado um bloco de cooperação econômica e política, e os países membros deste bloco são Antigüa e Barbuda, Bahamas, Barbados, Belize, Dominica, Granada, Guiana, Haiti, Jamaica, Montserrat, Santa Lúcia, São Cristóvão e Neves, São Vicente e Granadinas, Suriname e Trinidad e Tobago, e Cuba é um membro observador (admitido em 1998).
A principio, o bloco visava apenas o livre comércio da região, mas em 1989 iniciou-se processo de revisão do tratado para adoção de tarifas externas e mercado comum, para livre circulação de produtos e serviços e maior integração econômica. Entre 1993 e 2000 a comissão especialmente designada para revisão do tratado produziu 9 protocolos, que foram combinados para a criação do Tratado Revisado de Chaguaramas estabelecendo a Comunidade Caribenha (em inglês, The Revised Treaty of Chaguaramas Establishing the Caribbean Community conforme em http://www.caricom.org/jsp/community/community_index.jsp?menu=community)
A configuração do novo bloco viabilizou o desenvolvimento dos países membros, e aumentou o comercio intra e extra-regional.


Tabela retirada de http://www.caricom.org/jsp/community/regional_issues/CTIR2005/chapter%20I%20CTIR%202005.pdf

Tabela retirada de http://docs.google.com/viewer?a=v&q=cache:LnjU1aaNSgwJ:www.crnm.org/index.php%3Foption%3Dcom_docman%26task%3Ddoc_download%26gid%3D5%26Itemid%3D83+CARICOM+main+issues&hl=pt-BR&gl=br&pid=bl&srcid=ADGEESgn-NBeTzTYdoqi-UvUOK5kd-LgnT2tuSbCsAaHdbM55Mndp7FobO4l4LG_C4KS6dSZ7SXrHWS54YlUnxD94zb0C55fdZHXDkqQR82G3qQKkNZM65eu9pPZpXnHyfFGVCnrxcNg&sig=AHIEtbRGtowNtUYqaeN4G15UUlbfsMnJoA
Um dos principais fatores que dificultam a maior integração do bloco é a diferença cultural, já que os países da região foram colonizados por diferentes nacionalidades, a cultura é comum em poucos aspectos. Outro fator é o declínio das operações comerciais com os EUA, por exemplo, já que este tem negociado acordos bilaterais ou no âmbito da ALCA anulando uma vantagem da CARICOM de isenção de taxas para exportação à este país. O bloco também foi afetado pelo fim do tratado que possuía com a União Européia, um de seus principais parceiros econômicos e comerciais, já que os produtos caribenhos tinham preferência no mercado europeu, mas não era necessária contrapartida no mercado caribenho. Em 2007, devido as contestações no âmbito da OMC em relação à vantagem caribenha, a União Européia se viu obrigada a adotar políticas similares a todos os países em desenvolvimento, através de Acordos de Cooperação Econômica, o que torna a competição pelo mercado europeu maior, criando desvantagens à CARICOM.



Tabela retirada de http://www.caricom.org/jsp/community/regional_issues/CTIR2005/chapter%20I%20CTIR%202005.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário