quarta-feira, 21 de julho de 2010

Ministro pede apoio para acordo Mercosul-Jordânia


Ministro pede apoio para acordo Mercosul-Jordânia

São Paulo – O ministro da Indústria e Comércio da Jordânia, Amer Al-Hadidi, pediu ao ministro brasileiro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, em reunião realizada hoje (20), em Brasília, apoio para que o acordo de livre comércio que o país árabe negocia com o Mercosul saia rapidamente. A próxima reunião de negociação vai ocorrer em setembro.

Conforme a ANBA antecipou ontem, os jordanianos querem que o tratado seja concluído sob a presidência brasileira do bloco sul-americano, neste semestre. As negociações comerciais brasileiras são de responsabilidade do Ministério das Relações Exteriores, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) dá apoio.

Segundo informações do MDIC, Hadidi sugeriu também que o ministério brasileiro organize uma missão empresarial à Jordânia ainda este ano. Miguel Jorge já tem programada para outubro uma viagem ao Oriente Médio. Ele vai liderar uma delegação de empresários aos países árabes do Golfo.

Hadidi e os ministros jordanianos Said Al-Masri (Agricultura) e Maha Khatib (Turismo) passaram o dia em reuniões com representantes do governo brasileiro. Masri, por exemplo, visitou a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e teve um encontro com seu colega brasileiro, Wagner Rossi.

Masri disse a Rossi, de acordo informações do Ministério da Agricultura, que a Jordânia pretende ampliar a importação de produtos brasileiros, entre eles alguns que ainda não são comprados pelo país, como os lácteos. Ontem, em entrevista à ANBA, o ministro jordaniano antecipou que falaria sobre o tema na conversa de hoje.

A Jordânia tem interesse também na área de biocombustíveis, na indústria de máquinas e equipamentos agrícolas e no intercâmbio de pesquisas agropecuárias. Hadidi e Masri se encontraram também com o ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende.

A ministra Maha Khatib teve reuniões com o ministro brasileiro do Turismo, Luiz Barreto, e a presidente da Embratur, Jeanine Pires. De acordo com informações da pasta, ela reiterou que o Brasil é uma das prioridades na estratégia de promoção da Jordânia como destino turístico.

Ela participou também de um workshop com diretores de diversos departamentos do ministério para saber mais sobre os programas desenvolvidos pelo governo brasileiro na área.
 


LEVE SEU MESSENGER PARA ONDE VOCÊ ESTIVER PELO SEU CELULAR. CLIQUE E VEJA COMO FAZER.

Nenhum comentário:

Postar um comentário